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O QUE É O TREINAMENTO NEURAL – REABILITAÇÃO COGNITIVA

A proposta do consultório é trabalhar o indivíduo como um todo – mental, emocional, físico e espiritual.  Penso, sinto, meu corpo reage, meu espírito se eleva...ou não!   Por este motivo que a proposta é trabalhar e desenvolver todas as áreas. 

O objetivo do TN é para que um transtorno, distúrbio ou uma dificuldade pontual sejam minimizados. Em muitos casos trabalhamos a prevenção. A resposta aparece rapidamente e o resultado é muito gratificante!

Relacionarei todas as atividades do consultório. Você compreenderá o objetivo de cada atividade e quais áreas ativadas, estimuladas e desenvolvidas.

A resposta efetiva do TN com biofeedback, Neurofeedback e NeuroTracker compreende uma média de 90 sessões de 50 minutos de duração.

PRIMEIRA PROPOSTA
REGRAS DE COMPORTAMENTO (crianças) 
 
COMPORTAMENTO – AÇÕES DIRECIONADAS E REPETIDAS DIARIAMENTE TRANSFORMAM-SE EM HÁBITOS. 

O aprendizado não acontece da noite para o dia e, sim, ao longo de um período e durante toda a vida. Daí a importância de persistir nos treinamentos cognitivos, aprendizado das regras que transmitimos e repetimos mil vezes. 
O ‘não’ faz parte deste processo de aprendizagem. 

Amor próprio pode ser identificado como sentimento de autopreservação, que impede que as pessoas se envolvam em situações de perigo que possam ameaçar o equilíbrio emocional. Nas crianças, é algo mais sutil, tem a ver com a construção da autoestima e na confiança da própria capacidade para enfrentar diferentes situações.
Tudo isso é adquirido por meio de elogios e incentivos, treinando para enfrentar as dificuldades. Ninguém nasce resiliente - a resiliência é aprendida e assimilada com experiências e orientações.  E, perante alguma situação em que a criança agiu de forma errada, é importante criticar o comportamento dela, pontualmente, e não sua personalidade, de forma geral. “O mesmo vale para os elogios: tanto a falta quanto o excesso só atrapalham”.
Desde bem cedo, é importante mostrar para a criança que ela não pode ter tudo o que quer e fazer tudo que pensa e, por esse motivo, deve praticar o exercício da escolha, seja em relação a suas vontades, seja no que se refere a passeios, objetos, brinquedos e cuidar o que pertence aos outros. Ensinar desde quando são pequenos que uma escolha é sempre, também, uma perda: 'Lembra que você escolheu isso? ’ O exercício de escolhas está ligado ao de autocontrole. 

A iniciativa das “Regras de Comportamento” foi pensando neste princípio. Todos os ganhos e perdas tem como objetivo que as ações se transformem em hábitos que acredito, levarão para toda a vida.

SEGUNDA PROPOSTA DO TREINAMENTO NEURAL

Além da grande cobrança no controle da ansiedade e impulsividade, nestes exercícios, em particular, trabalhamos muito com as funções do sistema cingulado. Nele podemos adquirir a flexibilidade cognitiva que treina a habilidade de mudar o foco de ação, adaptabilidade, mudança de uma ideia para outra, capacidade de ver opções, capacidade de ‘andar conforme a maré’ e capacidade de cooperar.

Todos os jogos exigem treinamento no controle da ansiedade, pois exercitamos o tempo sempre sob pressão. São exercícios para aprimorar memória de curto prazo (conta com exercícios que aumentam a capacidade de se lembrar de eventos recentes), velocidade de raciocínio, memória operacional, atenção focal, atenção dividida, flexibilidade cognitiva, alternância de tarefas, cálculo, desenvolve a intuição e, solução de problemas. Diversos exercícios, com fundamentos científicos, têm como propósito desenvolver o cérebro e fazê-lo ter um maior controle sobre os pensamentos.  

Reúne nada menos do que 150 jogos capazes de incrementar a forma como seu cérebro funciona. Conforme o treinamento avança, mais difíceis se tornam os desafios e o programa ainda oferece um medidor de progresso e sugestões de treino para um desempenho cada vez melhor. Conforme os treinamentos e o desempenho, a solução analisa sua performance e elabora exercícios adequados não só para a sua idade cognitiva como emocional.  

TERCEIRA PROPOSTA DO TREINAMENTO NEURAL

MINDWAVE MÓVEL DE EEG.

Nestes exercícios há uma grande cobrança no controle da ansiedade e impulsividade. No treinamento de keyboarding trabalhamos coordenação motora fina.

Utilizando headsets  (MindWave Móvel de EEG), nos dá a capacidade de ver o mundo ao redor de uma maneira inteiramente nova.  São capazes de efetuar ações em jogos a partir do pensamento. Rapidamente os headsets medem as ondas cerebrais exigindo formação de atenção em tempo real para ajudar a melhorar  a concentração, confiança, calma e (auto) controle. 

Os jogos foram projetados para todas as idades, alguns usando uma linguagem para crianças, auxiliarão a encontrar, utilizar e aumentar os "super poderes" que já possuem dentro de si!  Este é o outro momento ideal para trabalha a autoestima, que deixa de ser um tema abstrato e, sim, perceptivo e, em tempo real!  Embora isso possa parecer um conceito novo, neurofeedback é uma metodologia há anos já utilizada em muitos paises e pode realmente ter um impacto importante sobre a rotina do dia a dia. Através de uma melhor compreensão do seu cérebro e a forma como ele funciona, auxiliará no treino do caminho em direção a uma vida mais feliz e mais saudável. 
Outro treinamento nesta mesma máquina é o keyboarding, que apesar de aparentemente antigo, passou a ser fundamental para todos que passarão ter o computador como ferramenta diária de trabalho.  Para se ter habilidade é necessário conhecimento e treinamento.  O keyboarding auxilia na percepção da necessidade da boa postura, posição das mãos/dedos e muito treino sobre as teclas. 

QUARTA PROPOSTA DO TREINAMENTO NEURAL

Neste espaço, com os exercícios de treinamento da COGMED, o foco estará no treinamento da memória operacional ou memória de trabalho que é responsável por manter e organizar as informações, sejam elas recentes ou armazenadas há algum tempo, e permite que essas informações sejam utilizadas durante o raciocínio.  

Por estar relacionada à capacidade de concentração e foco, ela é essencial para o aprendizado e outras habilidades fundamentais para o desenvolvimento nos estudos, no trabalho ou em atividades cotidianas. 

Quais os principais benefícios do treinamento

- Melhora o raciocínio complexo
- Foco atencional
- Controle da impulsividade
- Capacidade de lembrar e seguir as instruções
- Organizar informações
- Favorece a motivação
- Autoconfiança
- Concentração
- Melhora na autoestima
- Melhora no planejamento e organização
- Controle de atenção

Neste espaço também terá como focado:

- Jogos para treinamento de memória de curto prazo utilizando imagens e números
- Cálculo (somar, subtrair, multiplicar e dividir)
- Apresentação da origem dos números
- Tabuada
- Jogo de leilão onde manipula (papel e moeda) e percepção dos valores monetários 

QUINTA PROPOSTA DO TREINAMENTO NEURAL

Neste espaço também treinaremos as atividades:

- Treino de habilidade da coordenação motora fina 
- Treinamento para aptidão na construção do desenho das letras cursivas
- Treinamento para desenvolver habilidades auditivas
- Treinamento de acuidade visual
- Treinamento do sistema sensorial (temperatura/tato e pressão)

SEXTA PROPOSTA DO TREINAMENTO NEURAL

DESENHO, LEITURA, TREINAMENTO AUDITIVO 

Espaço focado em:
- Português (leitura, caligrafia e redação), 
- Música com separação de vocábulo,
- Ortografia focado na leitura e escrita,
- Ortografia focado na leitura com utilização de livros e músicas,
- Estimulação da correção do grafema em espelho através de atividades lúdicas,
- Relação fonema/grafema
- Desenhos,
- Apresentação da origem da escrita,
- Exercícios de treinamento de memória fluída, 
- Jogos para treinamento de memória de curto prazo utilizando imagens e nomeação,
- Trava-língua e rimas,
- Jogos para treinamento da memória abstrata,
- Treino de habilidade motora fina e,
- Treino de memória auditiva seletiva.

Todos os itens descritos serão divididos e trabalhados durante todo o processo, conforme a idade e reforçado caso apresente mais necessidade.

Áreas observadas -  dificuldade de atenção, agitação excessiva, percepção se há dificuldade de escuta em ambiente ruidoso, se às vezes escuta e às vezes não, extremamente ligado aos outros sons, é esquecido, tem dificuldade para entender ordens e regras, confunde-se ao contar um fato ou história, tem dificuldade para se expressar, comete muito erros gramaticais, tem dificuldade para entender palavras com duplo sentido, não entende bem as piadas, não consegue entender o que lê, inverte letras ao escrever, tem letra feia (disgrafia) e apresenta alteração de alguns sons da fala.

Treino de memória auditiva seletiva

Para que o mundo dos sons seja processado, as experiências vivenciadas devem ser acompanhadas de emoções.  A visão, a audição, o olfato, o paladar e o tato são as portas de entrada para nosso cérebro de como nos percebemos no mundo. O cérebro, por sua vez, é um órgão fantástico, capaz de comandar nosso organismo, nossos pensamentos e nossa percepção do mundo, mesmo quando nem lembramos que estamos fazendo tudo isto. O cérebro humano não percebe o mundo em todos seus detalhes.  

A cada instante, podemos prestar atenção em algo que ainda não tínhamos reparado.  A audição é uma das vias de integração do indivíduo com seu mundo, sendo responsável por inúmeros processos no seu desenvolvimento e em sua existência.  A maneira como o sistema auditivo recebe, analisa e organiza aquilo que ouve é chamado de processamento auditivo. São vários textos, ruídos e sons que estimularão a ampliação da percepção. 

SÉTIMA PROPOSTA DO TREINAMENTO NEURAL

FOCO

Para maior suporte e melhor resultado no treinamento na memória operacional é fundamental reforçar o FOCO.  

Muitas vezes esta será a primeira vez que o paciente terá consciência, em tempo real, que há um estado de atenção. Por estar relacionada à capacidade de concentração e foco, é imprescindível este suporte que também auxiliará no aprendizado em outras habilidades fundamentais para o desenvolvimento nos estudos, no trabalho ou em atividades cotidianas.   Atenção não é um conceito abstrato – os exercícios transformam a atenção em uma percepção concreta e controlável.  Ao longo do tempo, aprenderá como se sente ao se concentrar e desenvolverá as habilidades que ajudarão para toda a sua vida acadêmica, pessoal e profissional. 

Os exercícios foram desenvolvidos unicamente para o treinamento da atenção/foco. É um sistema de treinamento educacional de atenção integrado empregando uma combinação de monitoramento de energia do cérebro. São exercícios para desenvolver a atenção, habilidades metacognitivas e modelagem de técnicas de comportamento. Através de cross-training em tarefas cognitivas educacionalmente estruturadas, aprende que o seu estado de atenção está associado positivamente com sucesso cognitivo das tarefas em cada jogo. Através do treinamento, também aprende a reconhecer e alterar os seus comportamentos e hábitos que afetam negativamente a atenção.
Concomitantemente, com o mesmo objetivo é a utilização do NeuroTracker, um sistema de treinamento mental que os melhores esportistas do mundo escolhem para treinar conscientização e atenção. Nos preocupamos com o resultado deste treinamento, por este motivo que estamos comprometidos com a utilização de produtos de ponta para ajudá-lo a atingir seus objetivos. Todos os produtos selecionados e praticados no TN são produtos cientificamente validados por especialistas, líderes mundiais em desempenho humano. 

OITAVA PROPOSTA DO TREINAMENTO NEURAL

DESENVOLVIMENTO DA COORDENAÇÃO MOTORA GROSSA

‘...Foram realizados exames neurológicos, testes de estado mental à beira do leito, estudos neuropsicológicos e neuroimagem anatômica em 20 pacientes com doenças confinadas ao cerebelo e foram avaliadas a natureza e a gravidade das alterações na função neurológica e mental. As alterações comportamentais foram clinicamente elevadas em pacientes com lesões envolvendo o lobo posterior do cerebelo e vermis e, em alguns casos, foram os aspectos mais visíveis da apresentação. Essas mudanças foram caracterizadas por: comprometimento de funções executivas como planejamento, mudança de set (afetivo), fluência verbal, raciocínio abstrato e memória de trabalho; dificuldades com a cognição espacial, incluindo organização visual-espacial e memória; mudança de personalidade com embriaguez de afeto ou comportamento desinibido e inadequado; déficits de linguagem incluindo agrammatismo e dysprosodia. As lesões do lobo anterior do cerebelo produziram apenas pequenas alterações nas funções executiva e visual-espacial. Chamamos essa entidade clínica recentemente definida de "síndrome cognitivo-afetivo cerebelar". A constelação de déficits é sugestiva de ruptura da modulação cerebelar dos circuitos neurais que ligam os córtices pré-frontal, parietal posterior, temporal superior e límbico com o cerebelo...”

Estudos de neuroimagem anatômicos, fisiológicos e funcionais sugerem que o cerebelo participa ativamente na organização da função de ordem superior.  Atividades auxiliam nas conexões entre regiões específicas do cerebelo e áreas associativas dos hemisférios cerebrais, mostrando a ativação em tarefas não motoras, permitindo pensar que este não esteja relacionado apenas com o controle do movimento, mas também com o controle das funções cognitivas específicas, como funções executivas, de linguagem, memória, cálculo, orientação visuo-espacial e comportamento. O conceito de rede neural propõe que áreas distantes do cérebro possam participar de forma diversa, através de vias e circuitos próprios, no controle das mesmas funções cognitivas, contribuindo com elementos específicos para um resultado comportamental que é feito da combinação de várias operações. Incluindo no treinamento atividade motora, de forma lúdica, auxiliará no desenvolvimento e estimulação em todas as áreas.

NONA PROPOSTA DO TREINAMENTO NEURAL

BIOFEEDBACK 

O Biofeedback é um processo que permite a um indivíduo aprender a mudar sua atividade fisiológica para os fins de melhorar a saúde e o desempenho. Instrumentos precisos medem a atividade fisiológica, tais como ondas cerebrais, a função cardíaca, respiração, atividade muscular e temperatura da pele. Com rapidez e precisão estes instrumentos de informação dão o “feedback” para o usuário. A apresentação dessas informações – em conjunto com as mudanças no pensamento e emoções – possibilitam as desejadas mudanças fisiológicas. Com o tempo, essas alterações podem perdurar sem o uso contínuo de um instrumento.

Biofeedback é uma terapia não-farmacológica de tratamento que usa instrumentos científicos para medir, ampliar e dar feedback de informações fisiológicas do paciente que estão sendo monitoradas.  Essas informações auxiliam o paciente na obtenção da autorregularão deste processo fisiológico.  O principal objetivo das terapias de biofeedback é a autorregularão de mecanismos autônomos, sendo que as informações facilitam que o paciente aprenda a controlar sua fisiologia, como por exemplo, a atividade muscular, respiração, batimento cardíaco, que normalmente não são conscientemente percebidos ou controlados.

O aparelho de biofeedback age como um sexto sentido que permite “ver” ou “ouvir” as atividades de dentro de seus corpos. Um aparelho normalmente ‘lê’ os sinais elétricos dos músculos, traduz esses sinais de uma forma que o paciente consiga detectar. 

Como um arremessador em um jogo de futebol americano aprendendo a lançar uma bola através do campo, o biofeedback pode monitorar sua performance. Quando o lançador joga a bola para longe do alvo, ele ajusta a distância e força para fazer melhor da próxima vez. O profissional de biofeedback age como um coach na linha do campo, estipulando metas e limites do que esperar e dando dicas de como melhorar a performance.

DÉCIMA PROPOSTA DO TREINAMENTO NEURAL -  (QUANDO NECESSÁRIO)

NEUROESTIMULADOR TRANSCUTÂNEO DO NERVO TRIGÊMEO.  

Outro equipamento inovador que muitos trabalham em parceria com o biofeedback como complemento do tratamento é exclusivamente focado para tratamento de enxaquecas, insônia, stress focado no relaxamento.

É o Neuroestimulador transcutâneo do nervo trigêmeo. Gerador de impulsos elétricos para tratamento e prevenção de enxaquecas em formato de arco. Através dos eletrodos conectados ao arco, permite entrar em contato com o nervo trigêmeo, principal causador das cefaleias frontais. É um método de tratamento e prevenção de enxaquecas e dores de cabeça, que age diretamente na origem do problema. Este tratamento atua sobre o nervo trigêmeo de onde se originam a maioria das dores de cabeça. O ramo superior e principal do nervo trigêmeo está localizado na região da testa, na altura dos olhos onde se aplica a estimulação antidor. São dois programas para tratamento ou prevenção das crises. O primeiro programa atua sobre as crises graças a uma neuroestimulação de alta frequência que inibe a chegada da dor ao centro nervoso. O segundo programa é preventivo, e é indicado aos pacientes que apresentam crises frequentes. A utilização periódica altera o desencadeamento da enxaqueca graças a uma neuroestimulação de baixa frequência, sendo mais difícil de ser alcançada. Não tem efeitos colaterais. 

O maior problema da enxaqueca, não é somente a dor em si, ela pode trazer dificuldade de aprendizagem. Crianças apresentam Déficit de atenção, de memória, dificuldade na velocidade de raciocínio.  A enxaqueca começa com um desajuste no tronco cerebral, região que produzem os neurotransmissores que são fundamentais para todas as atividades. Se estes neurotransmissores estiverem em níveis errados, quando o cérebro começar a receber estímulos normais como barulho, claridade ou estresses ele vai reagir sentindo dor, mas não é o cérebro que doe, é o couro cabeludo, os vasos atrás dos olhos, do rosto ou seja, são aquelas dores de cabeça bem localizadas.  Junto com elas podem vir problema na visão, náuseas e formigamento.  A enxaqueca na criança é muito mais fácil de tratar se comparado ao adulto. Quando prevenida a dor da enxaqueca o tratamento responde bem com os outros sintomas associados como o sintoma de comportamento, as funções de memória e atenção.

O que é o nervo trigêmeo?

O nervo facial é responsável pela motricidade da musculatura da face. Sensibilidade é com o trigêmeo.

O nervo trigêmeo é um nervo misto, sendo o componente sensitivo consideravelmente maior. Possui uma raiz sensitiva e uma motora. A raiz sensitiva é formada pelos prolongamentos centrais dos neurônios sensitivos, situados no gânglio trigemial, que se localiza no cavo trigeminal, sobre a parte petrosa do osso temporal. Os prolongamentos periféricos dos neurônios sensitivos do gânglio trigeminal formam, distalmente ao gânglio, os três ramos do nervo trigêmeo: nervo oftálmico, nervo maxilar e nervo mandibular, responsáveis pela sensibilidade somática geral de grande parte da cabeça, através de fibras que se classificam como aferentes somáticas gerais. A raiz motora do trigêmeo é constituída de fibras que acompanham o nervo mandibular, distribuindo-se aos músculos mastigatórios. O problema médico mais frequentemente observado em relação ao trigêmeo é a nevralgia, que se manifesta por crises dolorosas muito intensas no território de um dos ramos do nervo.

É também um nervo misto, apresentando uma raiz motora e outra sensorial gustatória. Ele emerge do sulco bulbo-pontino através de uma raiz motora, o nervo facial propriamente dito, e uma raiz sensitiva e visceral, o nervo intermédio. Juntamente com o nervo vestíbulo-coclear, os dois componentes do nervo facial penetram no meato acústico interno, no interior do qual o nervo intermédio perde a sua individualidade, formando-se assim, um tronco nervoso único que penetra no canal facial.

A raiz motora é representada pelo nervo facial propriamente dito, enquanto a sensorial recebe o nome de nervo intermédio.   Ambos têm origem aparente no sulco pontino inferior e se dirigem paralelamente ao meato acústico interno onde penetram juntamente com o nervo vestibulococlear.
No interior do meato acústico interno, os dois nervos (facial e intermédio) penetram num canal próprio escavado na parte petrosa do osso temporal, que é o canal facial.

As fibras motoras atravessam a glândula parótida atingindo a face, onde dão dois ramos iniciais: o temporo facial e cérvico facial, os quais se ramificam em leque para inervar todos os músculos cutâneos da cabeça e do pescoço.
Algumas fibras motoras vão ao músculo estilo-hióideo e ao ventre posterior do digástrico.
As fibras sensoriais (gustatórias) seguem um ramo do nervo facial que é a corda do tímpano, que vai se juntar ao nervo lingual (ramo mandibular, terceiro ramo do trigêmeo), tomando-se como vetor para distribuir-se nos dois terços anteriores da língua.

O nervo facial apresenta ainda fibras vegetativas (parassimpáticas) que se utilizam do nervo intermédio e depois seguem pelo nervo petroso maior ou pela corda do tímpano (ambos ramos do nervo facial) para inervar as glândulas lacrimais, nasais e salivares (glândula sublingual e submandibular).
Em síntese, o nervo facial dá inervação motora para todos os músculos cutâneos da cabeça e pescoço (músculo estilo-hióideo e ventre posterior do digástrico).

DÉCIMA PRIMEIRA PROPOSTA DO TREINAMENTO NEURAL

FOCO COM JOGOS INTERATIVOS EM NEUROFEEDBACK

Como já mencionei anteriormente, a atenção não é um conceito abstrato – os exercícios transformam a atenção em uma percepção concreta e controlável.  Muitas vezes esta será a primeira vez que terá consciência, em tempo real, que há um estado de atenção. Ao longo do tempo, aprenderá como se sente ao se concentrar e desenvolverá as habilidades que ajudarão para toda a sua vida acadêmica. 

Jogos interativos que foram desenvolvidos unicamente para o treinamento da atenção/foco com interação, criando a competividade com outros participantes.  É um sistema de treinamento educacional de atenção integrado empregando uma combinação de monitoramento de energia do cérebro. São exercícios para desenvolver a atenção, habilidades metacognitivas e modelagem de técnicas de comportamento. Através de cross-training em tarefas cognitivas educacionalmente estruturadas, aprende que o seu estado de atenção está associado positivamente com sucesso cognitivo das tarefas em cada jogo. Através do treinamento, também aprende a reconhecer e alterar os seus comportamentos e hábitos que afetam negativamente a atenção.

DÉCIMA SEGUNDA PROPOSTA DO TREINAMENTO NEURAL

JOGOS DE TABULEIRO E JOGOS PSICOTERAPÊUTICOS

Estudos têm documentado a importância das relações com os pares para o desenvolvimento cognitivo da criança, como também em adultos.  Os resultados de algumas pesquisas observaram que a interação social com outras crianças aperfeiçoa as habilidades de comunicação, à medida que as crianças ajustam a complexidade da sua linguagem para se adequarem ao nível cognitivo.

Com o decorrer do desenvolvimento cognitivo e social, as crianças passam para outro tipo de relacionamento, o da cooperação ou autonomia, em que impera a crítica, o controle mútuo, a confiança e a cooperação. 

O processo ocorre em dois momentos: 

- Num primeiro momento, as relações de respeito unilateral e de coação se estabelecem quase que espontaneamente entre a criança e o adulto, pois, com a observação, os pais transmitem uma série de rotinas, das quais as crianças não têm compreensão e as quais devem simplesmente seguir. 

- Num segundo momento, com o desenvolvimento dos esquemas cognitivos e a ampliação das relações sociais e com a inclusão de novos companheiros, começam a se desenvolver novos tipos de relações. Desta forma, a regra, que antes era dada pronta e imutável, passa a ser objeto de discussões, para finalmente ser passível de mudanças, desde que haja consenso entre todos os envolvidos na situação. É o surgimento da moral de cooperação ou autônoma.

A utilização de brincadeiras e jogos no processo psicoterapêutico faz despertar o gosto pela vida e leva as crianças a enfrentarem os desafios que lhe surgirem. Por este motivo que os jogos foram incluídos no processo por favorecer o desenvolvimento físico, cognitivo, afetivo e moral, além de beneficiar o treinamento das regras, dos limites, respeito, foco, habilidades motora e cognitiva. 

Vários tabuleiros foram elaborados pela psicopedagoga e psicoterapeuta Izabel Scavazza exclusivamente para o trabalho das emoções que, de forma lúdica, também são trabalhados temas de comportamento do cotidiano, relacionamentos sociais, convivência com pais e irmãos, temas sobre bullying, reconhecimento do que é um bullying, como se defender, temas sobre agressão, medo, solidão, roubo, mentira/honestidade, várias formas de temperamentos apresentando sugestões que possam amenizar situações e controlar suas próprias emoções. Quando há necessidade, acrescenta atividades com scrapbook, para a concretização dos temas abstratos.